quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

RECEITA TESTADA - ROSCA DE NATAL

Mais uma receita testada e aprovada para o Natal, também fornecida por uma expert na culinária: Sônia Maria!
Obrigada Sônia!

ROSCA DE NATAL
Para o fermento:
03 copos de leite morno - 03 colheres (sopa) de fermento biológico - 03 colheres (sopa) de açúcar - ½ xícara de farinha de trigo.
Misture o fermento com o açúcar e o leite. Acrescente a farinha formando um mingau e deixe crescer por 1 hora.

Para a massa:
06 ovos - 03 copos de leite morno - 01e ½ xícara (chá) de açúcar - 01 xícara (chá) de água - 180 ml de óleo - 01 pitada de sal - 01 kg de farinha de trigo aproximadamente - 02 colheres (sopa) de manteiga - Canela em pó - 01 xícara (chá) de maçãs picadas - ½ xícara de passas brancas ou escuras sem sementes.

Bate os ovos na batedeira e acrescenta o açúcar. Bate até dobra de volume. Faça um chá com a água e a canela, deixe esfriar. Misture os ovos com o fermento crescido, o chá, o óleo, o sal e vai acrescentando farinha até o ponto de enrolar. Abra a massa em forma de retângulo, na espessura de 1 cm. Passe a manteiga na massa e jogue as maçãs. Polvilha a canela. Põe as passas espalhadas. Faz um rolo e corta em pedaços de 1 cm de largura. Arrume numa forma de buraco (uns 25 cm de diâmetro), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Dá umas três camadas. Leve ao forno médio pré- aquecido por uns 30 minutos. Quando sair do forno, espalha o creme de leite, depois joga a calda feita com o açúcar e leite. Depois de fria, desenforma de modo que a parte de modo que a cobertura fique para cima.
Decora com açúcar de confeiteiro, frutas, cerejas em calda.
Para a calda:
02 copos de leite - 01 e ½ copo de açúcar - ½ lata de creme de leite (reserva)
Leva o leite e o açúcar ao fogo até engrossar um pouco.
Obs. Esta receita foi extraída da Revista Globo Rural, porém sofreu alteração no recheio. A original pede frutas cristalizadas no recheio, mas como a maioria das pessoas da minha família não gosta dessas frutas, resolvi substituí-las pelas maçãs e passas. Realmente fica bem melhor.
Espero que gostem.
Sônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog respeita e agradece a todos os seus leitores. Você é especial! Faça seu comentário!