terça-feira, 22 de dezembro de 2009

RECEITA TESTADA DE PANETONE

São tantos blogs e sites interessantes sobre culinária, mas resolvi abrir um espaço para receitas testadas, preferencialmente por moradores de Mairi, fáceis de fazer, e com ingredientes que possam ser encontrados.
Esta primeira teria que ser natalina!
Apesar de encontrarmos receitas de panetone com facilidade, esta conta com um diferencial: foi fornecida por Dona Eliza Navarro, pessoa de vasto conhecimento da culinária, que me disse não comprar panetone a muitos anos! Muito obrigada, Dona Eliza! Espero que outras pessoas contribuam com a mesma boa vontade que a senhora!
Por enquanto vou separar as receitas com marcadores de forma bem simples: divididas por DOCES e SALGADOS.
RECEITA DE PANETONE
INGREDIENTES:
5 xícaras de farinha de trigo - 4 colheres (sopa) de açucar - 1 colheres (chá) de sal - 2 ovos inteiros – 2 colheres (sopa) de manteira - 1 colheres (sopa) de banha – 50 gramas de fermento Fleischmann (de pão) – 1 e 1/2 xícaras de leite – doce de cidra em pedacinhos – doce de laranja em pedacinhos – 200 gramas de passas grandes, sem caroços – 1 cálices de vinho do porto, bom.
MODO DE FAZER:
Dissolva o fermento no leite morno e amasse com a farinha de trigo; depois vá juntando os outros ingredientes, menos as passas e os doces, e vá amassando até formar bôlhas. Junte então as passas e os doces de cidra e laranha, ponha numa forma bem untada de manteiga e deixe descansar por 2 horas. Passado esse tempo leve ao forno bem quente.
Obs: a receita poderá ser dobrada ou no tamanho de acordo à sua necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog respeita e agradece a todos os seus leitores. Você é especial! Faça seu comentário!