terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Missa do Galo - Mairi Bahia

Na noite de Natal aqui em Mairi, a igreja católica realizou a celebração do nascimento de Jesus Cristo com a tradicional Missa do Galo, presidida pelo Pe. Phong com a participação do Pe. Alfredo. Houve vários momentos de grande comoção, e o mais marcante foi quando a imagem do Menino Jesus foi transportada pela Igreja até o altar para que todos o adorassem; em seguida foi levada até o presépio, colocada na manjedoura por Maria e José, e feito a benção pelo Pe. Phong.
Vejam a foto do coral que animou a celebração! Esteve perfeito, parabéns!














Para celebrar o nascimento de Jesus, aMissa do Galo foi instituída no século V, sendo rezada à meia-noite do dia 24 de dezembro. Em relação a esta missa surgem duas questões: Saber o porquê da missa ser celebrada à meia-noite; saber a razão pela qual esta missa é chamada de missa do galo.
No que se refere à primeira questão, à razão pela qual a missa é celebrada à meia-noite, parte-se da seguinte ideia:
Já que nesta missa se celebra o nascimento de Cristo, ela deve ser celebrada à mesma hora do nascimento Deste. Ora, como se pensa que Jesus terá nascido à meia-noite, a missa deve ser celebrada à meia-noite em ponto.
A segunda questão cria maior discórdia. Existem várias teorias que tentam explicar qual o motivo denominação de missa do galo. A explicação mais comum é a da lenda que conta que o galo foi o primeiro animal a presenciar o nascimento de Jesus, por isso ficou com a missão de anunciar ao mundo o nascimento de Cristo, através do seu canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog respeita e agradece a todos os seus leitores. Você é especial! Faça seu comentário!