segunda-feira, 8 de junho de 2009

MOSTEIRO DE JEQUITIBÁ








Eu informei quando criei o blog, que as postagens seriam diversificadas. É para que fiquem mais interessantes para todos, e não só para os Mairienses. O Mosteiro de Jequitibá não poderia ficar de fora. É um exemplo de religiosidade e disciplina. Muita disciplina! Um local muito procurado para batizados e casamentos, com horários cumpridos rigorosamente! O local é lindo, limpo, silencioso e os seminaristas e demais moradores, são de uma cordialidade gratificante! Só tenho elogios a fazer!!! Veja fotos antigas e atuais.
O Mosteiro de Jequitibá foi fundado em 1939 pelos monges cistercienses vindos de Schlierbach, na Áustria e, em 1950, foi elevado à Abadia. A área onde está implantada hoje, foi doada por um casal muito piedoso, Coronel Plínio Tude de Souza e D. Isabel Fernandes Tude de Souza que, não tendo filhos, instituíram por testamento a fundação Divina Pastora, com o objetivo de beneficiar a população sertaneja.

A Abadia Nossa Senhora Mãe do Divino Pastor é um mosteiro da ordem cisterciense, localizado na zona rural do município de Mundo Novo, na Bahia, a 330 km de Salvador. Atualmente a Abadia congrega uma Casa de Estudos, um Centro de Formação Espiritual, a Fundação Divina Pastora, uma Casa de Saúde, a Paróquia de Jequitibá, além de diversos serviços na área social, nas áreas de educação, saúde, habitação e reforma agrária.

32 comentários:

  1. Jó!!

    Abração pra Vc!
    ...visitei o seu blog...hehe
    Byeee

    ResponderExcluir
  2. olá eu sou marivaldo eu estudei ai mas hoje eu moro em são paulo gostaria de agradecer por tudo que aprender ai ok! manda um beijo para o padre estevo blz
    e para o pessaol de santo antonio.

    att: marivaldo almeida

    desde já meu muito abrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Meu nome é Edilton Miguel, Sou de Cairu-BA, atualmente moro em Santo Antonio de Jesus-Ba, estudei ai nesse maravilhoso lugar no ano de 1985 e lembro muito bem de você Marivaldo, fiz o curso de Mecânica Geral tinha também Manoel Luiz e Josemar de Rui Barbosa, Demóstenes, o Galego de Baixa Grande, Aneilton de Palmeiras em fim tinha uma galeira boa, era só alegria! Eram dias bons. E você sabe desse pessoal? Alguem sabe o paradeiro de pessoal da turma de 1985, por favor entre contato. Meu cel (75) 9154-6113 e-mail um grande abraço, muitas saudades meu e-mail miguelcerrado@gmail.com. Um forte abraço meu amigo que Deus lhe proteja. Abraços.

      Excluir
  3. Mais de 10 anos que passei seis meses morando por aqui, foi tudo muito bom, me aproximei muito de Deus e aprendi muita coisa. Um abraço para o Irmão antônio e o Irmão André, pessoas muito de Deus. Pe Bernardo, tudo de bom. Que Deus continue abençoando vocês com muitas bençãos e graças.

    Jaime
    Caicó-RN

    ResponderExcluir
  4. Foi bom ahcar este espaço, pois deu pra mostrar às minhas filhas fotos do Mosteiro.
    Sou devoto de São Bento e tenho grande afeição ao que é feito pelos que servem na ordem.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Plínio José Tude. O Cel. Plínio Tude era tio do meu bisavô, Plínio Tude de Souza Sobrinho, que passou o nome ao meu avô e, como homenagem, minha mãe o passou pra mim. Resolvi pesquisar na internet por curiosidade, eis que encontrei este blog, que muito me algrou. Se você puder, poste mais coisas sobre a história da fazenda. Obrigado!
    Plínio Tude.

    ResponderExcluir
  6. eu já estive no mosteiro passei um tempo depois fui para Jacobina, sou amigo do pe. ou dom abade Jose Herhenberg,gostaria muito de noticia do mesmo e demais monges. irmao antonio...somos amigos de Maria das Dores de Jacobina, atualmente Moro em Nova Friburgo - RJ, que é uma colonia de Suiços e Alemaes.

    Eugenio Karl.
    meu e-mail para contato. lorelei675@yahoo.com.br
    abraços a todos.....

    ResponderExcluir
  7. Ola.
    Meu nome é Ana e conheço Jequitiba desse criança.
    So que conhece sabe com esse lugar é maravilhoso.
    Vale a pena conheçe-lo

    ResponderExcluir
  8. A Plínio Tude de Souza Sobrinho,
    MEU NOME É LUIS TUDE E PLINIO TUDE DE SOUZA E ISABEL TUDE DE SOUZA SÃO MEUS BISAVÓS .
    GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO O Plínio Tude de Souza Sobrinho .MEU EMAIL É luistude@hotmail.com.
    abraços
    luis tude

    ResponderExcluir
  9. ola sou eugenio e fui noviço neste santo lugar, mantemos nossas orações para que o mosteiro sempre fique repleto de boas e santas vocações;
    abços

    eugenio fernandes

    ResponderExcluir
  10. Estive em Jequitiba no ano 1989, gostaria de saber como estar o irmão Bento, Padre Menrade, o agenor e todos o mais. Abraços...Jequitiba nunca deixara de ser um sonho de santo.

    ResponderExcluir
  11. Fico imensamente feliz ao encontrar esse blog. Achei lindo!... Minha terra natal, o lugar que nasci e vivi até a minha adolescência. Parabéns!... O mundo precisa conhecer esse lugar maravilhoso e cheio de encanto e magia, quem passou por lá, jamais esquecerá. Guardo as melhores lembranças dos bons tempos vividos, de todos os padres, alguns já falecidos, se foram, mas deixaram marcas na terra e nos corações. O meu abraço a todos. Sou filha do Sr. Miguel e Dona Maria, velhos moradores de Jequitibá. Que a Paz de Deus permaneça com todos. Maria Helena

    ResponderExcluir
  12. NAPOLEAO JOSE TRINDADE12 de agosto de 2010 às 21:31

    GOSTARIA MUITO DO FUNDO DO CORAÇÃO AGRADEÇER A TODOS JEQUITIBAENSE, ESTUDEI NESTE COLEGIO EM 1983, DEVO MUITO A MINHA PRIMEIRA FORMAÃO QUE APRENDIR LÁ, EM 1984 VIM PARA SÃO ONDE ESTOU MORANDO ATUALMENTE, GRAÇAS AS DEUS AQUIR EU CONCLUIR MEUS ESTUDOS,, MAS NUNCA ESQUEÇECIR DE JEQUITIBÁ DEVO, MINHA OCUPAÇÃO QUERO UM DIA , MESMO POR ARES SOBREVOAR JEQUITIBA, TENHO LEBRANÇAS DO MEU IDOLO INESQUECIVÉL PADRE ESTEVÃO JOSE CASTELO DE LIMA, MEU EMAIL É NAPATRIND@TERRA.COM.BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu irmão val esteve la em 1983 vc o conhesceu?sou a irmã dele moro em ribeirão preto são paulo.ja estive lá nos formandos de 1983.é um lugar maravilhoso um forte abraço.

      Excluir
  13. amigos é com enorme alegre deixo meu testemunho sobre este lugar santo. Neste mosteiro aprendi muito e conquistei grandes amigos. deixo um abraço aqueles que já foram (ir. weber, dom Antonio, Ir. Constantino, e outros dos quais lembro apenas de memoria). Mando um abraço tbm a nossa psicologa (que ajudava bastante). Ao padre Pedro, ir. Arcanjo, dom Abade, ir. Jeronimo, e outras maravilhas que conheci ai. Sou Jonas, pretendo retornar e reve-los novamente. aos irs deixo meu email para contato.jonasbarroso@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Como que faz pa pode estudar ai?

    cesar_repulse@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. ola meu avo ja foi professor ai no mostero ja fui ai muitas vezes o nome do meu avo e ribeiro ele manda um abraço pra to dos os seu alunos.

    ResponderExcluir
  16. Lembro com carinho do padre Estevão que conheci desde a infância e lembro os memoráveis momentos passados em companhia de meus parentes e amigos nas férias e visitas que fazia.

    ResponderExcluir
  17. Oi, fui aluno desta memoravel escola no ano de 1988, fiz o curso profissionalizante de marcenaria e tenho muita saudade do lugar, dos alunos e dos Padres, pessoas q me ensinaram muito e até hoje cultivo o q aprendi.

    gostaria muito de saber notícias da minha turma, quem tiver por favor, me avise: ticosantana@globo.com
    Abraços a todos e a dona do blog pelo espaço.
    que Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  18. Mosteiro de Jequitibá lugar sagrado, saudades.
    Marcos Rios

    ResponderExcluir
  19. meu irmão que deus-o tenha,esteve nesse mosteiro quando saiu foi outra pessoa,cheio de fé,o nome dele era erisvaldo (val)de colonia.um abraço ao padre estevo.












    ResponderExcluir
  20. estudei neste belo lugar em 1989, fiz o curso de mecanica geral, hoje estou em outra área, mas agradeço muito a Pe. Estevão pelo que aprendi, sou valdir, meu email é: valdir-oficial@hotmail.com.
    Marcionílio Souza Bahia 23 de novembro de 2012.

    ResponderExcluir
  21. jequitibá precisa mais de atenção dos governantes, e também da sociedade, um lugar fantástico deste não pode morrer.
    valdir-oficial@hotmail.com
    Marcionílio Souza 23 de novembro de 2012

    ResponderExcluir
  22. Filho de Jequitibá Manoel O. santos29 de dezembro de 2012 às 21:09

    Sou Manoel Oliveira Santos 29 de Dezembro de 2012
    Nasci e mim criei em Jequitibá.Estudei no Colégio de Pe. Estevão em 96,foi a última turma, que pena que este Colégio acabou. Digo e afirmo quem passou pelo Colégio de Pe. Estevão é sem Dúvida um PREVILEGIADO... Hoje moroem São Paulo,más sempre que posso vou até Jequitibá visitar minhas raizes. Este lugar não sai da minha memória jamais, um abraço a tds e um feliz ANO NOVO SAUDE E PAZ JEQUITIBÁ.

    ResponderExcluir
  23. meu nome é Goretti Dias, sou da cidade de jacobina, e gostaria tanto de reencontrar um conhecido meu, esquecir o nome dele agora, mas me informaram que ele é padre e que mora no mosteiro de jequitibá! eu o conhecir na casa de uma amiga de uma grande amiga minha na cidade do Morro do Chapéu, no ano de 1980, ele era engenheiro do "DERBA" e era muito amigo dessa moça chamada 'Jailda" que ainda mora na cidade do Morro do Chapéu! não fiquei surprêsa qdo me disseram que ele hj é um "Padre" pois já na epóca que o conhecir, era discreto, calado, tranquilo e avesso a festas e outros tipos de diversão. Acho que alí ele já mostrava que no futuro, seria um homem de "DEUS"! se alguém o conhece, sabe de quem eu estou falando, eu gostaria muito de ter notícias dessa pessoa tão querida! obrigada

    ResponderExcluir
  24. Olá meu nome e Normivaldo estudei meu primário na escola sta Isabel meu pai trabalhou muitos anos na estação de Jequitibá que não lembra de Jose Mascarenhas de d Virginia eu era conhecido como Noca

    ResponderExcluir
  25. Das Kloster Jequitibá hatte seine guten und schlechten Zeiten, seine guten und grottenschlechten Äbte und Mönche. Homosexualität gab es, Wegschauen und Corpsgeist. Sicher hat es dieser äußerst abgelegenen Region mehr Gutes als Schlechtes gebracht. Wie es allerdings mit dem gegenwärtigen Personal und bald nur noch einem Priester weitergehen soll, steht in den Sternen. Zuviele haben zu sehr sich selbst gesucht und ihren Gelüsten gefrönt, was man ihnen freilich, wenn sie gegen ihren Willen nach Jequitibá geschickt worden war, kaum wird vorwerfen können. Andere haben - ob mutwillig oder nicht, ist egal - das Kloster systematisch zugrunde gerichtet und hätten dies wissen können, zumal, wenn sie europäische Bildung genossen hatten. So wird wohl alles auf die Schließung um 2025-30 hinauslaufen. Manche Ratte verließ das sinkende Schiff schon vorher.

    ResponderExcluir

Este blog respeita e agradece a todos os seus leitores. Você é especial! Faça seu comentário!