quarta-feira, 15 de julho de 2009

HISTÓRIA DO FUSCA - HITLER & DR.PORSCHE!

SOBRE O FUSCA - Contar tudo mesmo, seriam muitas páginas e as pessoas não leriam, por falta de tempo. Então estou resumindo e colocando o mais interessante. Leia e verá coisas que eu aprendi e também me surpreendi, sobre o projeto de Hitler! Vamos lá:

Tudo começou na Alemanha dos anos 30, que sofria uma terrível recessão econômica tendo que lutar contra problemas como desemprego, fome e violência e as poucas fábricas de automóveis alemãs só produziam veículos luxuosos e caríssimos.
Ao contrário do que muitos acreditam, houve diversos projetos de carro do povo na Alemanha pré-guerra. Diversas aprimoramentos e tentativas de construir um automóvel prático e barato falharam até que o ditador Adolf Hitler assumisse o poder na Alemanha. Adolf era um apaixonado por automóveis, veículos, engenharia e motores desde jovem.
Hitler leu um livro contando as realizações de Heny Ford e assumiu como projeto pessoal a responsabilidade de modernizar a Alemanha, a economia e gerar muitos empregos. Hitler gostaria de ver carros por todas as estradas alemãs. A imagem de trabalhadores viajando por todo o país seria a realização de todos os seus sonhos. 
Para alguns um projeto arcaico, para outros, um projeto eterno feito pra durar; o Fusca, feito sob encomenda de Hitler a Ferdinand Porsche, em 22 de junho de 1934.

Pouco tempo depois Ferdinand Porsche e Adolf Hitler estavam reunindos em uma mesa discutindo o projeto do Volks Wagen (carro do povo) alemão. Hitler já conhecia cada detalhe dos projetos de Porsche, suas vantagens e suas fraquezas. Vejam o primeiro "exemplar", o Porsche Type 12:

Baseado nisso, o ditador exigiu alterações no projeto original que atendessem as seguintes necessidades do povo alemão: O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma família alemã da época, e Hitler “não queria separar as crianças de seus pais”). Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h. O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13km/litro (devido à pouca disponibilidade de combustível). O motor que executasse estas tarefas deveria ser refrigerado a ar, (pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento), se possível a diesel e na dianteira. O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora. O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma boa motocicleta).
Em 1934 Porsche apresentou o projeto final contrariando duas das exigências de Adolf: O veículo proposto teve motor no traseiro. O preço seria bastante superior ao exigido pelo ditador. Não se sabe como se seguiu a negociação a partir desse momento, mas há aqueles que acreditam numa possível ameaça à Porsche. Com uma arma apontada para sua cabeça, o engenheiro teria ouvido: “Você têm 24 horas para encontrar uma solução e reduzir o preço do projeto.” A verdade jamais poderá ser esclarecida uma vez que muitas informações se perderam com a guerra que estava por vir. Certo é que obteve a aprovação de Hitler (veja foto) e foi lançado o modelo abaixo:

Li muitas histórias, por sinal, que o protótipo do Porsche rodou mais de 2 milhões de quilometros nas mãos dos soldados Alemães; que muitas falhas foram sendo descobertas, e que Hitler mandou destruir todos para que o mundo não tomasse conhecimento das deficiências do projeto. Também contam que foi fabricada uma série e distribuidos entre a elite do Nazismo. Durante a guerra, tropas aliadas confiscavam unidades militares do Fusca, e levavam junto um manual que ensinava a usar e preservar o Volkswagen.

Durante a guerra a fábrica foi bombardeada, e no final da guerra os britânicos receberam o controle da cidade onde funcionava a fábrica Volkswagen. Lá jaziam 75 corpos, e as pessoas que trabalhavam na linha de frente eram judeus prisioneiros de guerra, que fabricavam Fuscas em regime de escravidão. Ferdinand Porsche foi preso por crimes de guerra e levado à França, tendo como punição ajudar no projeto do Renault 4CV. (foto do Renault 4CV 1949 DeLuxe)
Porsche foi inocentado em 1949, e dedicou-se em transformar sua criação num veiculo esportivo muito conhecido nosso: o PORSCHE! E o Doutor veio a falecer logo depois.
Dr. Ferdinand Porsche nasceu em 3 de setembro de 1875 e faleceu em 30 de janeiro de 1951. Talvez pelos funcionários da fábrica, ou pelo Dr. Porsche, não me senti feliz com a história! Que aconteceu depois do bombardeio da fábrica? Tudo isso vou contar ainda! A carreira de sucesso do lançamento oficial do Fusca no mercado, até chegar ao México em julho de 2003!

3 comentários:

  1. Como são acolhedores os mairiensses!!!!!

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  2. Nossa, quem diria que Hitler ajudou a construir um dos carros mais populares da história automobilística!

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  3. cara fusca p mim e o melhor carro do mundo
    sou um aterno apaixonado por vw boxer se tiver mais coisa sobre tudoisso manda
    nesse e mail p mim por favor ...
    asylum_pj@hotmail.com
    manda tudo q vc tiver sobre fusca se tiver cm um abraço abrigado...

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