terça-feira, 10 de agosto de 2010

Povoado Poço do Quilombo - Várzea da Roça

Os padres de Mairi celebram e dão assistência também a Várzea da Roça. As comunidades das duas cidades totalizam-se em sessenta e quatro. Algumas são de dificílimo acesso, com estradas muito ruins, muito esburacadas, muitas cancelas para abrir, e outras são muito longe, a exemplo de Poço do Quilombo.
Como se vê, evangelizar não é uma tarefa fácil: requer auto-doação!

O povoado de Poço do Quilombo fica junto de São José, estrada Mairi-Capim Grosso. Consta apenas de um campo que no futuro será a praça, e duas fileiras de casas, sem rua ainda. A igreja é padroeira de Nossa Senhora da Conceição e foi fundada em janeiro de 1985, tempos que o padre João Farias, de Mairi, celebrava por lá.
Foi construída com muita luta da comunidade que unida fizeram quermesses, bingos, rifas e mutirões para a construção. Conta com orgulho, dona Maria dos Anjos , que lá já foram formados seis grupos de catequese com ajuda da irmã Lozinha, participante desde a fundação.
Atualmente a igreja precisa de uma reforma geral, mas os atuantes dizem já estar com quase todos os materiais para os consertos, inclusive até o do “passeio” (da calçada).
Fotos da igreja, Dona Maria dos Anjos (de amarelo) com suas auxiliares da preparação das missas, e alguns senhores homenageados no dia dos pais.