Quem era jovem nos anos 70 e não se lembra do Extrato de Almíscar Selvagem, e seu “irmão” Patchouly? Dois óleos perfumadíssimos da Coty, que vinham em minúsculos frascos de vidro escuro. O primeiro era comentado como sendo afrodisíaco por dizerem ser feito a partir do sêmem do bode montês , e o segundo, diziam ser “feito de maconha”. Bom, feito de maconha, sabemos que com certeza, não. Este animal da foto, o almiscareiro (Moschus moschiferus), mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásis e da África, é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substancia odorífera denominada ALMISCAR. Ambientalistas denunciam haver crueldade com estes animais para produzir o perfume. Não só ele. Alguns outros animais são vitimas do nosso consumo. Havia comentários também que as pessoas que usavam eram usuários da maconha e que o perfume era tão forte que disfarçava ou acobertava o cheiro. Nos anos 70 que foi o período que a meu ver o Almíscar marcou época, a maconha era inaceitável, e quem consumia, não conseguia ter bons amigos, não freqüentava clubes sociais, e quando entrava em ambientes
sociais as “pessoas consideradas de bem” saiam. Mantinhamos distancia da pessoa que “diziam” (nem tínhamos certeza) ser "maconheiro" mesmo que só fizessem o mal para si próprio. Minha infancia e mocidade foi no tempo que brincavamos a vontade, mais iamos à noite para a PRAÇA às 19:00 e tinhamos "toque de recolher" às 20:00hs.
- O que uma moça de bem ficava fazendo à noite na rua? Perguntavam nossos pais. Claro que a relação da maconha com o perfume é lenda! Atire a primeira pedra quem não tinha vontade de ter um naquela época. Quer mesmo saber: não comprou quem o perfume não ficava bem na pele (todos sabemos que precisa existir compatibilidade do perfume com a pele ). Verdade é que eles me trazem boas recordações, e quando pensei não mais existirem encontrei o Wild Musk (Almíscar Selvagem) esta semana em Feira de Santana e ainda preserva a mesma embalagem, tamanho ( 5ml ) cor e fragancia. E o melhor: ainda fica bem em mim. Digo que fica bem porque as pessoas estão perguntando e gostando. (Clique na foto para ver melhor).