segunda-feira, 29 de abril de 2013

Árvore da nossa região - Barbatimão

Nossos avós já usavam e indicavam como antiinflamatório! 







Uma pomada produzida na Universidade Federal do Alagoas (UfAL) promete tornar eficaz e indolor o tratamento contra verrugas genitais causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). Desenvolvido a partir de cascas do tronco de uma árvore conhecida como barbatimão, o medicamento causa regressão das verrugas e diminui a quantidade do vírus no organismo sem causar efeitos colaterais.
A ideia de usar o barbatimão para tratar as verrugas genitais surgiu da sabedoria popular. Segundo Luiz Carlos Caetano, farmacêutico e coautor da pesquisa, a planta é conhecida por fazer contrair o tecido do canal vagina, “Achamos que essa característica do barbatimão poderia causar também a contração e regressão do tecido das verrugas”, explica.
Segundo Manoel Álvaro Neto, médico do Hospital Universitário da UfAL que também participou da pesquisa, em nenhum dos casos as verrugas voltaram a aparecer. “Os pacientes foram acompanhados por três anos e não apresentaram recidiva da lesão”, explica. Caetano acrescenta que o resultado foi positivo mesmo em pacientes imunodeprimidos como os portadores do vírus da Aids. “Nós tratamos crianças, idosos e pessoas com HIV e as verrugas sumiram completamente, sem deixar marcas ou retornar após o término do tratamento.”

(informação colhida do cienciahoje.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog respeita e agradece a todos os seus leitores. Você é especial! Faça seu comentário!