terça-feira, 30 de março de 2010

Quarta-feira Santa - Procissão do Encontro

Foi realizada a Procissão do Encontro aqui em Mairi, usando as imagens do Senhor Morto (carregada pelos homens) e Nossa Senhora das Dores (carregada pelas mulheres), saindo da igreja matriz, fazendo um pequeno percurso no centro da cidade e retornando à igreja, onde foi celebrada a missa com o pe. Phong, pároco da cidade, tendo como tema a dor da mãe (de Jesus) ao ver seu filho sofrendo.
De onde vem tanta força? – Vem de Deus, vem do Espirito Santo.
Hoje tantas mães sofrem com seus filhos com problemas de saúde grave, drogas, alcoolismo...
Precisamos meditar, fazer uma reflexão, de quantas vezes negamos Jesus. Quantas vezes estamos ocupados, cansados, para ir à igreja, mais estamos dispostos para ir a um bar, um aniversário, uma festa.
Só em Deus encontramos forças para superar as provações da vida. Clamemos por Ele nos momentos difíceis de nossa vida.




domingo, 28 de março de 2010

Bacalhau na Nata - Receita testada

Uma receita diferente para a Semana Santa. Apesar de não usar o tradicional azeite de dendê, não deixa de ser saborosa. Experimente, pois é muito fácil!!
BACALHAU NA NATA
Ingredientes:
700 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado / 2 cebolas grandes cortadas em rodelas / 01 xícara de azeite doce / 01 lata de creme de leite ou 01 garrafa pequena de creme de leite fresco. Molho branco: 01 litro de leite, noz moscada, farinha de trigo.
Modo de fazer:
Em uma panela grande, colocar o azeite e as cebolas, mexendo até ficar transparente. Acrescentar o bacalhau e deixar incorporar o azeite, mexendo sempre para não grudar. Reserve. Em outra panela, fazer o molho branco, colocando um pouco de margarina ou manteiga, para fritar a farinha. Acrescente o leite, formando um mingau; bater no liquidificador, para ficar um creme liso. Voltar para a panela e acrescentar 01 pitada de noz moscada e sal a gosto. Se o molho ficar muito grosso, acrescentar mais leite. Misturar o molho branco ao bacalhau e deixar ferver, mexendo sempre para não grudar. Quando ferver, acrescentar o creme de leite; a quantidade fica a critério. Misturar bem e desligar o fogo. Despejar o bacalhau num refratário e cobrir com fatias de mussarela. Levar ao forno, até começar a borbulhar (as bordas ficam queimadas). Servir com batata soutê, batata palha ou arroz branco.

Esta receita foi aprovada e fornecida por Angélica Costa.

Fotos Antigas - Mairi Bahia

Esta foto foi tirada dia 19 de setembro de 1983.
Em pé: Ivonildo, Valfredo, Bebeto, Gilmar, Salomão, Barriguinha e Nilson.
Baixados: Lica, Toinho, (?), Ricardinho, (?) e Quito.
Se você sabe o nome destes dois que deixei em interrogação, coloque no comentário.


domingo, 21 de março de 2010

Missa de São José em Várzea da Roça

Os católicos de Várzea da Roça comemoraram dia 19 deste, o dia de São José, padroeiro da cidade e um dos santos mais populares do Brasil. A missa campal foi realizada na praça principal em frente à igreja matriz, com a celebração feita pelo bispo D. André e Pe. Roshan de Mairi. A praça ficou lotada com a presença de uma grande multidão de fiéis.
Em vários povoados também foram realizados festejos em homenagem ao santo.
Após a missa, houve movimento nas tradicionais barraquinhas acompanhado de som de violão ao vivo.




















terça-feira, 16 de março de 2010

Técnicos de Enfermagem - Missa de Ação de Graças

Sábado dia 13 deste, foi celebrada missa de ação de graças na Igreja Senhor do Bonfim, aqui em Mairi, em homenagem a 24 formandos em Técnico de Enfermagem.
O curso foi realizado no CENEC com duração de dois anos e três meses, e seis meses de estágio. Que Jesus abençoe todos para que possam fazer um bom trabalho com carinho e dedicação em prol da humanidade!
MENSAGEM
“Acreditar nos sonhos nos faz capazes de transformar a realidade, e é transformando a realidade que ajudamos a construir o mundo de nossos sonhos”.





segunda-feira, 15 de março de 2010

Várzea da Roça - Povoado de Barracas

Pertencendo atualmente ao distrito de Várzea da Roça, com 39 anos de fundação, o povoado de Barracas fui originado de uma barraquinha de doces da proprietária dona Enedina Paixão, que funcionava numa encruzilhada de estradas de muito movimento.
Outras pessoas foram construindo casas, e tornou-se necessário uma escola. Na administração de Raimundo Augusto, prefeito de Mairi , a quem o distrito pertencia na época, foi construido o prédio escolar Manoel Maia Rios.
A igreja católica comemora seus 19 anos de construção; o povoado vem se desenvolvendo bastante, e hoje já conta com um posto de saúde, alguns pequenos comércios, e um povo bastante simpático e batalhador!
Quem me contou esta história do povoado, foi o distinto representante da casa de farinha comunitária, senhor Luiz Paixão.










domingo, 14 de março de 2010

Mairi Bahia Reforma da Praça - Mar/2010

Os trabalhos de reforma da praça J. J. Seabra em Mairi, tem andado a passos de tartaruga! Sempre vejo um ou dois funcionários assentando estas lajotas de cimento... fazendo uns consertinhos nesta tela que cerca a obra... tudo fluindo bem lentinho! É um grande desgaste para os moradores!
Que Deus abençoe!
















sexta-feira, 5 de março de 2010

Moto Clube Águia Viva - Allan Johnes Aracaju-SE

O que você acha de subir numa moto e viajar por ai, atravessando o país, e quem sabe até ultrapassando alguma fronteira?
Allan Johnes o fez! Pode acreditar!
Declarado motociclista por amor, ele deu continuidade ao Moto Clube Águia Viva, situado em Aracaju-SE, após o felecimento de seu pai Agnaldo conhecido como Garrincha, e de sua mãe em 15 de julho de 2008, sendo eles os fundadores do Moto Clube no ano de 2003.
Viajando com destino ao Uruguai (fotos), Allan saiu de Aracaju passando pela Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O retorno foi feito por Goiás , Brasília e Bahia, chegando a Mairi para visitar seu amigo Clésio também motociclista e presidente do Moto Clube Amantes da Estrada.
Vale ressaltar que a aventura de Allan Johnes foi a realização de um sonho, sem contar com nenhum patrocinio, apenas com o apoio dos motociclistas dos estados que atravessou. Todo o percurso incluindo viagem, descanso, visitas a amigos até o retorno a Aracaju, foi feito em 31 dias.
Em conversa descontraida salientou-me a diferença entre motociclista e motoqueiro:
“ o motoqueiro geralmente utiliza a moto como instrumento de trabalho, e para a realização das tarefas, um entregador de encomendas ou motoboy, comete muitas imprudências para cumprir horários.
Já o motociclista , utiliza a moto para o lazer ou hobby, sem preocupação com cumprimento de horários, e se autodenominam amantes das estradas, da liberdade e da natureza”.